EMERGÊNCIA MÉDICA – UFRN – 2020
Após anestesia para realização de múltiplas extrações dentárias em um senhor de 83 anos, hipertenso, diabético, fumante e sem histórico de doença cardiovascular, ele relata forte dor localizada no terço inferior do epigástrio. O paciente havia também mencionado ansiedade em relação ao procedimento e uma certa náusea. Com a dor, torna-se ainda mais ansioso e uma sudorese se instala progressivamente. A sensação de forte compressão no peito, “um peso sobre seu peito” é uma queixa presente. O profissional tenta acalmá-lo e pede que ele respire profundamente. Questionado sobre o aumento ou o alívio dos sintomas com essa manobra, o paciente relata que a dor não foi intensificada, mas parece estar se irradiando para o ombro e o braço esquerdo. O profissional utiliza, então, um vasodilatador coronariano, mas a dor também não é aliviada. O quadro apresentado pelo paciente é altamente sugestivo de:
ACESSOS CIRÚRGICOS – GHC – 2019
Em relação ao acesso vestibular da mandíbula, considere as afirmações e assinale a alternativa correta.
TRAUMA MAXILOFACIAL – UERJ – 2019
O primeiro passo, no tratamento dos pacientes com fraturas de mandíbula, é estabelecer o tipo de lesão que o paciente sofreu. Com relação ao padrão de fraturas de mandíbula, é correto afirmar que a(s):
TRAUMA MAXILOFACIAL – UFRN – 2019
Um paciente sofreu traumatismo na região orbital direita e apresenta oftalmoplegia. Obteve, no teste de ducção forçada, o resultado negativo, ou seja, ocorreu a movimentação do globo ocular sem restrição. Nesse caso, os achados clínicos podem indicar: